4 de Agosto de 2016

Como ter Instant Articles na sua Página Facebook ?

Como-ter-Instant-Articles-Pagina-Facebook-1200x628

Quer ter artigos na sua Página no Facebook que abrem à velocidade de um relâmpago ?

Os artigos instantâneos são links que em mobile abrem quase imediatamente ao contrário de um link normal para um site que demora cerca de 7 a 10 segundos a abrir.

Nos artigos instantâneos pode incluir vídeo, imagens, texto e os conteúdos são abertos em full screen o que contribui para uma experiência de descoberta do artigo rápida, imersiva e diferenciadora .

O Facebook inicialmente atribuiu esta funcionalidade aos grandes Media, mas desde Abril que anunciou na sua conferência anual de Developpers que qualquer criador de conteúdos pode ter acesso gratuitamente aos artigos instantâneos na sua página Facebook.

Quais as grandes vantagens dos artigos instantâneos :

·       O tempo de abertura de um link em mobile é 10 vezes mais rápido

·       O tempo de leitura do artigo é cerca de 20% superior ao de um link externo*

·       Em média, 70% dos leitores não abandonam o artigo*

·       Em mobile verificam-se 30% mais partilhas destes artigos*

·       O criador dos artigos pode rentabiliza-los permitindo ao Facebook incluir Publicidade paga no interior do artigo (anúncios que são colocados em partes intercaladas do artigo).

*Fonte: Facebook

As duas grandes desvantagens:
  • O leitor perde o contato com a experiência de navegar no site do autor do artigo instantâneo isto porque apesar do artigo poder estar alojado no seu Gestor de Conteúdos (ex. site wordpress) é convertido para ser lido num template do Facebook, um pouco hermético, onde apenas o logo identifica o autor do link.
  •  Elimina a geração de tráfego para o site ou seja artigos são lidos em mobile dentro da plataforma Facebook.

A boa notícia. Pode selecionar apenas alguns dos artigos que quer publicar como artigos instantâneos e alterar com a partilha de links da forma convencional.

Mas como se configuram os artigos instantâneos ?

1.  Tem de solicitar a atribuição da funcionalidade aqui http://instantarticles.fb.com

2. De seguida escolha a página Facebook associada e concorde com os termos de utilização

3. O seu site tem de ter pelo menos 5 artigos, que serão previamente analisados pelo Facebook, que irá então decidir se lhe atribui a funcionalidade (em até 5 dias úteis)

4. A configuração no seu site implica que coloque um código .html na <head> tag do site. No meu caso pedi a um programador da agência http://designportugal.net para realizar esta configuração no meu site wordpress.

5. Após a aprovação pode decidir se quer transformar todos os seus artigos em instantâneos através da opção RSS publishing ou se apenas alguns artigos serão selecionados para o efeito, API publishing.

Em mobile, os artigos instantâneos são identificados com o símbolo de um relâmpago branco no canto superior direito.

Na Página Facebook, onde tenho acesso à funcionalidade dos artigos Instantâneos ?

Na seção Ferramentas de Publicação encontra uma nova área dedicada aos artigos instantâneos. Aí pode consultar as estatísticas de performance cada artigo instantâneo.

Instant articles

Deve configurar já os artigos instantâneos ?

Na minha opinião sim! Devemos sobretudo ter a preocupação da experiência que queremos dar aos nossos fãs na página Facebook. E para além do vídeo em direto, das fotos 360º, os artigos instantâneos permitem-lhe oferecer uma experiência inovadora na imediatez  de acesso aos conteúdos e na imersão que proporcionam ao leitor na apreensão da mensagem que queremos transmitir.

Veja aqui o exemplo deste artigo convertido em instantâneo na minha página Facebook!

 

 

Facebook Comments
0 Comentários

Comente

Deixe uma resposta